Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.

Receba conteúdos sobre Excel, VBA, Análise de Dados e Dashboard.

Seja bem-vindo a mais um artigo. Hoje vou falar sobre os Atalhos do Excel.

O conceito da palavra “atalho” no dicionário é definido da seguinte forma: caminho fora da estrada principal, pelo qual se encurtam distâncias.

Na informática, “atalho” tem a mesma correlação, pois se refere ao uso das teclas que executam comandos mais rapidamente.

Não só no Excel, mas em qualquer outro software, atalhos do teclado sempre foram uma mão na roda para aumentar a velocidade com que os usuários trabalham.

Este artigo descreve o que são as Dicas de Tecla e como você pode usá-las para acessar a faixa de opções. Também lista teclas de atalho de combinações com as teclas CTRL, SHIFT e ALT,  teclas de função e algumas outras teclas de atalho comuns para o Microsoft Excel.

Acesso à Faixa de Opções pelo Teclado

Se você não usa frequentemente atalhos para acessar os comandos da faixa de opções, este tópico pode ajudar você a entender o funcionamento de atalhos de teclado da faixa de opções.

Os atalhos são chamados de dicas de tecla e para fazê-los aparecerem, pressione a tecla ALT ou F10. Ao pressionar uma destas teclas, são exibidos os atalhos para acessar as guias como mostrado na Figura 1:

Atalhos do Excel

Para acessar uma guia, pressione a tecla correspondente. Por exemplo, pressione a tecla U para a guia Fórmulas ou P para a guia Layout da Página.

Isso faz com que todas as marcas de dica de tecla para os comandos das guias apareçam. Em seguida, pressione a tecla para o comando desejado.

Digamos que o objetivo seja abrir a caixa de diálogo Inserir Função por meio de um atalho. O comando Inserir Função está localizado na guia Fórmulas, que por sua vez usa a letra U como atalho.

Para acessá-la, pressione a tecla ALT, em seguida a tecla U. Observe que surgem os atalhos da guia Fórmulas (Figura 2).

Atalhos do Excel

Lista de Atalhos do Excel

Existe uma quantidade muito grande de atalhos para os comandos do Microsoft Excel, alguns muitos usados, outros nem tanto.

Por exemplo, para duplicar uma planilhaclique no nome da planilha da guia de planilhas e arraste-a para o lado com a tecla CTRL pressionada. Será criada uma nova planilha exatamente igual a anterior com o nome: <nome da planilha> (2).

Outro atalho relevante é o de criação de gráficos. Para criar um gráfico rapidamente, selecione o intervalo de dados e pressione a combinação de teclas ALT + F1. Será criado um gráfico padrão (normalmente um gráfico de colunas) para o intervalo selecionado.

A seguir, você encontrará muitas outras teclas de atalho que poderá usar independente da versão do Excel que utiliza.

E-book Excel Aprenda na Prática

Para facilitar o estudo, a lista está dividida em tabelas pelas ações usadas, como seleção, movimentação etc. Desta forma você pode dar ênfase nos comandos que mais utiliza.

Operações de Movimentação em Células e Planilhas

Atalhos do Excel

Operações de Seleção em Células e Planilhas

Atalhos do Excel

Operações Básicas de Área de Trabalho

Atalhos do Excel

Operações de Edição

Atalhos do Excel

Operações de Formatação

Atalhos do Excel

Operações de Inserção

Atalhos do Excel

Operações com Fórmulas

Atalhos do Excel

Operações de Exibição

Atalhos do Excel

Observação

Quando a tecla Scroll Lock está ativada, Scroll Lock é exibido na barra de status. Ao pressionar uma tecla de direção enquanto a mesma está ativada, rola uma linha para cima ou para baixo, ou uma coluna para a esquerda ou para a direita. Para usar as teclas de direção para se mover entre as células, você deverá desativar o Scroll Lock.

Participe

O que achou dos Atalhos do Excel? Deixe sua opinião nos comentários. Se este conteúdo foi relevante para você, convide seus amigos para que eles também fiquem sabendo deste material.

Um abraço e até a próxima.

Conteúdos exclusivos no seu e-mail

Receba conteúdos sobre Excel, VBA, Análise de Dados e Dashboard.

privacy Fique tranquilo, não enviamos spam.


  • Ygor Andre

    Olá, estava dando uma olhada no seu vídeo no youtube em relação a contabilizar horas!.
    Tentei fazer em casa, mas algo deu errado segui as suas orientações no videos e modifiquei o formato da células para ->hora ->37:30:55!
    Mas quando coloco o numero 186:46:00 na barra de edição aparece 07/01/1900 18:46:00, e quando vou somar ela com outras quantidades de hora que estão certas, ela não soma. O senhor poderia me ajudar ?!

    • Adriano Pataro

      Olá Ygor. Não tem problemas aparecer este número (07/01/1900), ele não influencia na soma. Certifique-se de que todos os valores envolvidos na soma das horas estão no formato 37:30:55.
      Se não conseguir, envie um exemplo por e-mail: adriano@apcursos.com.br
      Abraço.